sexta-feira, 16 de abril de 2010

Conheça abaixo alguns dos maiores escritores da Irlanda e suas maiores obras.


Edna O'Brien

Edna O'Brien nasceu em 1932, no Condado de Clare, Irlanda. Em 1959, mudou-se para Londres. Começou a carreira como poeta, passando logo à ficção. Frequentemente criticada em seu próprio país --cinco de seus romances foram banidos da Irlanda por retratar a sexualidade da mulher--, a autora conquistou o público internacional: o "San Francisco Chronicle" a descreveu como uma "valiosa herança dos grandes antepassados da literatura irlandesa". Recebeu vários prêmios literários, entre eles, o Prêmio de Ficção do Writer's Guild por "Time and Tide". Escreveu, ainda, para a televisão, cinema e teatro. Entre suas obras no Brasil estão o romance de suspense "Dezembros Selvagens", "A Luz da Noite" e "James Joyce", um estudo do autor irlandês.



Samuel Beckett

Samuel Beckett Nasceu perto de Dublin, na Irlanda, em 1906 e foi criado por uma família protestante da classe média. Aos 23 anos foi premiado por um poema intitulado "Whoroscope" de 1930, no qual, por meio do filósofo Descartes, contempla a transitoriedade da vida, tema tão recorrente em sua obra. Porém, foi após o estudo sobre Proust que cristalizou seu conceito de tempo, dando forma à sua contemplação da condição humana. Prêmio Nobel de Literatura em 1969, Beckett é um dos fundadores do teatro do absurdo. Morreu em Paris em 1989, aos 83 anos de idade. É autor dos romances "O Inominável", "Molloy" --considerado por muitos sua obra-prima-- e "Primeiro Amor" --seu primeiro texto em francês. No teatro, expressou seu pessimismo desesperado em peças como "Fim de Partida" e "Esperando Godot", talvez sua obra mais famosa.

-

-
Bernard Shaw

Bernard Shaw Um dos maiores dramaturgos da Irlanda, nasceu em 1856 e morreu em 1950. Iniciou sua carreira com crítica literária e musical, mas logo se voltou ao teatro e escreveu mais de 60 peças, a maioria inédita no Brasil. Suas peças lidam de forma bem-humorada com problemas sociais, educação, religião, casamento, governo e a futilidade das classes privilegiadas. Bernard Shaw foi a primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1925, e um Oscar, em 1938. Entre suas peças lançadas no Brasil está "A Profissão da Senhora Warren", que conta a história de uma mulher rica que dá à sua única filha uma educação elitista, mas a origem obscura da riqueza e ascensão social da família volta para assombrar o clã.
- Seamus Deane Nasceu em 1940, em Derry, no norte da Irlanda. Seu romance de estreia "Lendo no Escuro", publicado em 1966, foi nomeado para o Booker Prize, venceu o Prêmio de Ficção Internacional do "Irish Times" e o Irish Literature Prize, em 1997. Também atuou como poeta e crítico literário.
-




Colum McCann

Colum McCann Autor premiado de obras como "O Bailarino" e "O Outro Lado da Luz", o irlandês Colum McCann teve livros traduzidos para 30 idiomas e foi nomeado, em 2003, "Escritor do Ano" pela revista "Esquire". Nascido em 1965, também recebeu prêmios como o Pushcart Prize, o Rooney Prize, o Prêmio Hennessy por Literatura Irlandesa, o Irish Independent Hughes e o Prêmio Hughes/Sunday por romance independente de 2003. Também atuou como roteirista e seu curta "Everything in this Country Must" foi nomeado ao Oscar em 2005. Atualmente, o escritor também dá aulas de "creative writing" ("escrita criativa" para futuros escritores de ficção) no Hunter College, em Nova York.




- Marian Keyes
Marian Keyes é irlandesa e morou em Londres durante 12 anos. Nascida em 1963, estudou na Universidade de Dublin, onde se formou em 1984. Hoje é uma das autoras de maior sucesso no Reino Unido, tendo vendido a peso de ouro os direitos de publicação de seus livros para o mundo inteiro. É uma das expoentes do gênero "chic lit", com obras direcionadas a mulheres jovens que discutem as dificuldades e fatos curiosos do cotidiano feminino em um estilo semelhante ao de séries como "Sex and the City". "Los Angeles" é o seu sexto romance lançado no Brasil. "Melancia", "Férias!", "Sushi", Casório?! e "É Agora... Ou Nunca", atingiram um público de mais de 500 mil leitores. Suas obras já foram traduzidas para mais de 20 idiomas, sempre se destacando nas listas dos mais vendidos. Atualmente, Marian Keyes vive em Dublin com o marido.

-


Oscar Wilde

O irlandês Oscar Wilde nasceu em 1854 e morreu no ano de 1900. Foi escritor, poeta e crítico literário. Seus pais eram intelectuais dublinenses e logo cedo o autor mostrou grande inteligência, se tornando fluente em francês e alemão. Aprofundou-se também na leitura de obras clássicas. É lembrado até hoje por seu humor espirituoso e ácido, seu estilo exagerado de se vestir e a controvérsia sobre sua homossexualidade --que chocou a sociedade inglesa e chegou a levar Wilde ao banco dos réus. Entre sua obras mais marcantes estão "O Retrato de Dorian Gray" e a peça "A Importância de Ser Prudente". Foi também um exímio contista e suas histórias curtas foram publicadas no Brasil em obras como "Oscar Wilde", e "Oscar Wilde: Obra Completa".
- Bram Stoker Nasceu em 1847 em Dublin, Irlanda. Fascinado desde cedo pelas lendas de vampiro, escreveu nas horas vagas suas próprias histórias de terror. Stoker também tinha paixão pelo teatro. Tornou-se amigo íntimo do ator Henry Irving e trabalhou para ele como contrarregra em Londres. Escreveu contos e romances, mas se tornou famoso por seu romance de terror baseado no folclore do Leste Europeu que criaria um dos monstros mais famosos do mundo: "Drácula". Morreu em 1912, em Londres.


-


Jonathan Swift


Jonathan Swift nasceu em 30 de novembro de 1667, em Dublin, na Irlanda. Em 1725, escreveu o livro que o imortalizaria, "Viagens de Gulliver", sucesso imediato que se tornou um dos livros mais importantes da literatura mundial. O escritor se envolveu politicamente no cenário dublinense e publicou diversos panfletos que satirizavam os costumes ou desafetos políticos. Entre eles, foi editado no Brasil "Manual para Fazer das Crianças Pobres Churrasco", que ironiza o descaso dos governantes com as camadas mais humildes do país. Outras sátiras do autor foram reunidas no livro "Panfletos Satíricos" Swift, que morreu em 1775, influenciou escritores brasileiros como Machado de Assis e Monteiro Lobato, que relataram seu amor pelo escritor em correspondências e artigos.
-


James Joyce

O irlandês James Joyce, nascido em 1882, é um dos autores mais influentes do século 20. Foi escritor, e poeta, e uma das figuras centrais na criação do que conhecemos hoje como "romance moderno". Escreveu o romance "Ulisses", a coletânea de contos "Dublinenses", além de "Retrato do Artista Quando Jovem" e "Finnegans Wake (Vol. 1)".
- Colm Tóibín Nascido em 1955 em Enniscorthy, na Irlanda, Colm Tóibín é crítico literário, jornalista e escritor. Entre suas principais obras estão "História da Noite", "A Luz do Farol" e "Mães e Filhos". Foi nomeado ao Booker Prize por "O Mestre", um retrato ficcional da vida do escritor Henry James.







Joseph O'Neill

Joseph O'Neill nasceu em Cork, Irlanda, em 1964, e cresceu em Moçambique, na África do Sul, no Irã, na Turquia e na Holanda. É autor dos romances "This Is the Life" e "The Breezes", além das memórias "Blood-Dark Track: a Family History". Ele vive atualmente com a família em Nova York. "Terras Baixas", vencedor do Pen/Faulkner Award em 2009, é seu primeiro livro publicado no Brasil.

Welcome to our Blog!

Seja muito bem vindo e espero que volte sempre!

Seguidores

Noticias